Governo quer um aumento de 93% das pensões

Orçamento de estado para 2019 promete reformas antecipadas e um aumento de 6 ou 10 euros por pensionista. António Costa promete continuar a melhorar a vida dos portugueses e a economia do país. 

Segundo a página oficial do orçamento de estado, foi proposto um novo regime de reformas antecipadas para “pensionistas com pelo menos 40 anos de carreira contributiva aos 60 anos de idade”. O regime só será aplicado na primeira fase a “pensionistas com 63 anos ou mais em janeiro de 2019” e, na segunda fase, a “pensionistas com 60 anos ou mais em outubro de 2019”.

Para além das reformas antecipadas, o governo pretende ainda atualizar as pensões, com um aumento de 10 ou 6 euros para pensionistas com pensões inferiores a 654,9€. De forma a repor o valor real perdido com o congelamento das pensões, registada entre 2011 e 2015. O aumento de pensões “abrange mais de 80% do total das pensões, correspondendo a 93% das pensões do regime da segurança social”.

Segundo o Primeiro-Ministro António Costa, o orçamento de estado de 2019 apresentado na Assembleia da República tem objetivo de “continuar a melhorar a vida dos portugueses e nossa economia com contas certas”. Para o ano de 2019, afirma que Portugal “vai continuar a  crescer, e a convergir com a União Europeia, o desemprego vai continuar a baixar e vamos continuar a reduzir o défice da dívida pública”.

Mais rendimento para as famílias, tornar empresas mais produtivas e inovadoras, criar uma sociedade mais justa e construir o futuro para todas as gerações, são as prioridades do Orçamento do Estado 2019.

 

Texto: Inês Vaz

a