Viseu em 35.º lugar entre os municípios com maior volume de receita cobrada em 2017

Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, relativo ao ano de 2017, Viseu encontra-se em 35º lugar entre os municípios com maior volume de receita cobrada naquele ano.

Analisando o documento, podemos concluir que, dos 35 municípios que integram o ranking, Viseu está em último lugar com um aumento de receitas cobradas de 3,9%.

Desses 35 municípios, nove apresentaram decréscimo de receita cobrada em relação a 2016, sendo que destes foram Vila Nova de Gaia e Seixal aqueles onde houve uma maior descida. Quanto ao município do Porto, a diminuição das receitas cobrada veio das descidas de receitas relacionadas com outras receitas de capital e com a descida de rendimentos de propriedade. Já em relação a Lisboa, foi o aumento da coleta fiscal a principal causa do acréscimo da sua receita total, porém é de realçar também o acréscimo da receita resultante do aumento do produto da venda de serviços correntes e bens de capital.

Relativamente às regiões autónomas, nos Açores na totalidade, a receita dos municípios aumentos sendo que em 2016 tinha apresentado uma descida, na linha de descidas consecutivas verificadas desde 2013. Relativamente à Região da Madeira a receita global dos municípios de toda a região cresceu, após descidas consecutivas desde 2013.

 

Texto: Ana Raquel Abreu

Imagem: Município de Viseu

a