Alunos distinguidos na 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura

No dia 22 de janeiro, decorreu a primeira fase (concelhia) da 14ª Edição do Concurso Nacional de Leitura 2019/2020, no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades.

Nesta iniciativa marcou presença o presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, que enalteceu a importância da leitura que se traduz numa ferramenta de conhecimento e de aprendizagem.

Por sua vez, a vereadora Clara Vieira mencionou o livro como uma excelente forma de alimentar a alma.

Este concurso tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral, destinando-se aos alunos do 1º, 2º, 3º Ciclo e Ensino Secundário.

Sagraram-se vencedores no 1º ciclo: José Guilherme Gonçalves (1º lugar), David Marques (2º lugar) e Matilde Domingos Duarte (3º lugar); no 2º Ciclo: Alexandre Soares (1º lugar), Marta Malafaia (2º lugar) e Madalena Santos (3º lugar); no 3º Ciclo: João Gonçalves Silva (1º lugar), Carolina Silva (2º lugar) e José António Rodrigues (3º lugar) e no Secundário: Tiago Silva (1º lugar) e Bruno Castro (2º lugar).

O Júri deste concurso foi constituído por Manuel Tojal (Bibliotecário Municipal), Dulce Martinho (Professora de Português) e João Aparício (Responsável pela Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades).

Durante o evento foram recitados vários poemas e textos da autoria da ex-aluna do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, Sara Pereira, e do escritor José Luís Peixoto.