Jornadas da Misericórdia debatem organização e gestão do setor social

A Santa Casa da Misericórdia de Viseu vai realizar, dia 9 de novembro, as VI Jornadas das Misericórdias, que irão decorrer, a partir das 9h00, no Auditório da Escola Superior de Saúde de Viseu, e que têm como tema central “Organização e Gestão do Setor Social”.

A sessão de abertura estará a cargo do bispo de Viseu, D. António Luciano, seguindo-se um painel acerca da “Infância: Família e Sociedade”, que incluirá a discussão de temas como “Intervenção Precoce”, “O continuum da descartabilidade e a rede de instituições de apoio” e “Saúde e bem-estar infantil”.

A partir das 11h30 inicia-se a sessão acerca de “Misericórdias, Mutualidades e IPSS’s: estratégias de gestão”, que inclui debate em torno das temáticas das misericórdias, das IPSS’s e ainda das mutualidades.

Após a pausa para almoço terá lugar o painel submetido à “Saúde nas Organizações”, durante o qual serão abordadas as temáticas da “Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados”, “Saúde nos Lares e Residências da Santa Casa da Misericórdia de Viseu” e “Lares com Multideficiência”.

Pelas 15h45 inicia-se a sessão acerca de “Responsabilidade Social e Intervenção Ativa”, que contará com a participação do comendador Rui Nabeiro, da Delta Café, e de Celso Lemos, da Quinta de Lemos / Habidecor.

A apresentação das conclusões das jornadas estará a cargo de Ana Filipa Ponto, arquivista da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, e está agendada para as 16h45. Pelas 17h00 serão apresentadas as jornadas do próximo ano e o encerramento está previsto para as 17h15, numa sessão presidida pelo provedor da Misericórdia de Viseu, Adelino Costa.

Às 20h00 terá lugar um jantar conferência, na Residência Rainha Dona Leonor, com intervenção de Mota Soares, deputado e ex ministro da Solidariedade, Trabalho e Segurança Social, e moderação do jornalista José Alberto de Carvalho.

As inscrições podem ser efetuadas através do número 2323 470 770 ou do link  www.scmviseu.com/instituicao/vi-jornadas-das-misericordias.

a