Alargamento da Estrada Nacional 16 junto à Casa de Saúde avança

Empreitada estará no terreno nos próximos meses e está orçada em 482 mil euros

A Câmara Municipal de Viseu aprovou esta quinta-feira, em reunião do Executivo, a adjudicação da empreitada de alargamento da Estrada Nacional 16, entre a rotunda junto à Rua 5 de Outubro, junto à Casa de Saúde São Mateus, e o limite do ICNF – Viseu.

A obra, orçada em cerca de 482 mil euros, teve que aguardar o final das diligências legais que suportaram a concretização da posse administrativa das parcelas necessárias para a execução da empreitada.

Com a adjudicação será possível, agora, a assinatura de contrato com a empresa Irmãos Almeida Cabral, Lda, e posterior envio para Tribunal de Contas para visto prévio.

É expectável que a obra possa começar no início do próximo ano e, segundo o Presidente da Câmara, “permitirá uma melhor mobilidade” naquela zona da cidade.

Viseu Educa reforça apoios

Também nesta reunião do Executivo, foram aprovados vários protocolos de parceria no âmbito do programa Viseu Educa, na ordem dos 136 mil euros.

Esta verba, a ser distribuída por diversas entidades, visa o desenvolvimento de um conjunto de projetos nas áreas da Inclusão Social, Ensino de Línguas, Cidadania e Solidariedade, Ensino da Música e Promoção do Sucesso Educativo.

“A Educação é um dos pilares da nossa governação”, destaca o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, ressalvando que “quer no domínio cultural, desportivo e social, temos uma grande preocupação de nunca nos substituirmos à sociedade. Daí a concretização destas parceiras”.

“O Viseu Educa é um programa de grande valia para o desenvolvimento das competências dos nossos jovens”, constata.

Investidos 300 mil euros nas freguesias

Sinal da constante aposta na coesão territorial, o Município aprovou igualmente o reforço de investimento nas freguesias, com a assinatura de protocolos com vista à realização de diversas obras.

Estes protocolos, cujo montante global ascende a 300 mil euros, abrangem as freguesias de Ribafeita, Coutos de Viseu, Mundão e Lordosa, e preveem a requalificação de diversas vias.

a