APP de apoio turístico à Estrada Nacional 2

Estudantes da Licenciatura de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), João Paiva (natural de Castro Daire), Tiago Ribeiro, Jason Wrisez e João Calhau, desenvolveram uma aplicação no âmbito da unidade curricular “Processos de Gestão e Inovação”. Esta aplicação, “EN2 – APP” é uma aplicação de apoio turístico à Rota da Estrada Nacional 2.

A EN2 para além de ser a mais extensa estrada nacional portuguesa, é uma rota importante para o desenvolvimento no interior do país. Conscientes da evolução e potencialidade turística que esta tem, graças ao trabalho implementado pela Associação de Municípios da Rota, estes alunos tiveram conhecimento da criação do Passaporte da N2, objeto que obteve muita adesão e que se tornou numa referência e motivação para muitos turistas que a percorrem.

Com base em algumas pesquisas, os alunos da Universidade de Coimbra verificaram que existia uma dificuldade associada ao preenchimento completo deste passaporte, motivo que os levou a desenvolver o Passaporte Digital da N2 através de uma App móvel, baseada na leitura de códigos QR. Esta aplicação consiste num passaporte digital onde se poderão “carimbar” digitalmente os municípios atravessados na rota, assim como encontrar informações úteis sobre a mesma.

Numa fase inicial a aplicação encontra-se disponível para Android através da Play Store, e pode ser instalada a partir do seguinte link: https://play.google.com/store/apps/details?id=j3t.app.n2

Num futuro próximo estará também disponível para IOS. O Município de Castro Daire congratula esta iniciativa e estará sempre ao dispor para colaborar e apoiar estes novos projetos.