Viseense parte para Moçambique em ação de voluntariado

alice santos

Alice Santos, cidadã viseense, vai este ano partir em missão para Moçambique, juntamente com mais quatro jovens da Juventude Mariana Vicentina (JMV). A jovem de Viseu partirá em setembro para uma missão de um ano, durante a qual realizará atividades para ajudar pessoas que vivem com poucos recursos de sobrevivência.
O projeto “Renascer P`ra Esperança” tem como propósito conseguir levar cinco jovens voluntários da JMV até Moçambique, mais concretamente até à localidade de Chirrundzo, num Centro de Promoção Social cujo “centro tem desenvolvido nos últimos anos um programa de apoio ao desenvolvimento local da comunidade e apoio às crianças órfãs dos bairros circundantes”, de acordo com o projeto apresentado.
“Desde muito nova sinto que o voluntariado faz parte daquilo que quero ser. Sempre pude encontrar nas várias ações de voluntariado que fiz o retorno de um preenchimento indescritível. Sinto-me mais rica quando partilho o meu tempo e competências com os outros e por isso a decisão de partir além-fronteiras não foi difícil de tomar. Difícil foi esperar pelo tempo certo de partir, que sinto ser agora”, afirmou Alice Santos, acrescentando não ter expectativas relativamente ao que possa alcançar, mas sim com aquilo que possa viver no voluntariado. A jovem acredita que será “um ano de aprendizagem pessoal e certamente um tempo de flexibilizar perspetivas”.
A JMV é uma associação de jovens católicos que tem como principal finalidade incitar as consciências para valores morais e humanos. É uma associação espalhada por vários países e que segue o modelo de vida de Maria e de S. Vicente de Paulo.

Mónica Figueiredo

a