Zona do Algarve com menos desempregados

De acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a zona do Algarve registou um decréscimo no número de desempregados relativamente ao ano de 2018. Lisboa e Porto também registaram uma diminuição do número de inscritos no centro de emprego.

Segundo os dados estatísticos, o distrito de Faro somava um total de 19.014 desempregados em fevereiro de 2019, menos 838 do que no ano passado. Na zona do Algarve, Portimão é o concelho que assistiu à maior queda no número de desempregados, com menos 336 inscritos relativamente ao ano anterior. Em contrapartida, o concelho de Loulé apresentou um aumento no número de inscritos em centros de emprego, com mais 67 registos.

Tanto em 2018 como em 2019, o grupo etário mais afetado pelo desemprego situa-se entre os 35-54 anos. Por outro lado, a faixa etária com menor destaque nos índices de desemprego encontra-se abaixo dos 25 anos.

Relativamente ao género, as mulheres registam valores superiores em relação aos homens, pelo que este ano em 19014 desempregados, 10536 são mulheres.

Segundo o IEPP, entre os motivos de inscrição em centros de emprego destaca-se o fim de trabalho não permanente.

 

Texto: Filipa Jesus

a