Museus de Viseu e Biblioteca Municipal comemoram o Dia da Criança

O Município de Viseu convida os mais pequenos a comemorar o Dia Mundial da Criança, com um conjunto de atividades lúdicas nos vários espaços municipais e equipamentos culturais da cidade.

Os Museus Municipais e a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva oferecem uma programação infantil, com jogos, oficinas e espetáculos para todos os gostos e idades.

O presidente da Câmara, Almeida Henriques, e o vereador com o pelouro da Cultura, Jorge Sobrado, assistirão pelas 10h30 com as crianças à peça de teatro em cena na Biblioteca Municipal.

A Casa da Ribeira, a Coleção Arqueológica José Coelho, o Museu de História da Cidade e o Museu do Quartzo evocam a nossa história e raízes, com oficinas de dança, tecelagem, pintura pré-histórica, e jogos tradicionais.

Já a Casa da Lavoura e Oficina do Linho, o Museu Almeida Moreira e a Quinta da Cruz dedicam o Dia da Criança à cidade-jardim e aos atributos naturais do concelho, através da exploração de trilhos ao ar livre, sons tipicamente rurais, o processo de sementeira da Cabaça e do Linho e contos tradicionais. A participação em todas as atividades é gratuita, mediante inscrição prévia até às 18h00 do dia de hoje.

Na Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva, pelas 10h30 e pelas 14h30, terá lugar o espetáculo infantil “A Princesa Baixinha”, baseado na história de Beatrice Nassini.

Durante o dia 1 de junho, também as viagens no comboio turístico de Viseu serão gratuitas para crianças, até aos 12 anos de idade, que queiram partir à descoberta da cidade. Os bilhetes devem ser levantados no Quiosque do Rossio, no mesmo dia, mediante disponibilidade de lugares.

Amanhã, dia 1 de junho, entre as 18h00 e as 19h30, o Presidente da Câmara e a Vereadora da Educação, Desporto e Juventude vão celebrar o Dia da Criança no Parque Urbano de Santiago.

Os mais jovens terão a oportunidade de participar, de forma isolada ou em família, em atividades de dança, basquetebol, ginástica, karaté, ciclismo, jogos tradicionais, estando ainda à disposição dos mais novos insufláveis e karts a pedal, promovidas por várias instituições locais como a Atletamb, a Associação de Gumirães, a Associação Casa do Benfica em Viseu, o CEKS Viseu, a Associação de Santiago, o FFitness Health Club, a Academia de Dança StreetGymn e o Viseu 2001.

Com esta iniciativa o Município assinala o Dia Mundial da Criança e, simultaneamente, estimula e consciencializa para a necessidade de integração da atividade física, enquanto fator potenciador de saúde e bem-estar, nas rotinas diárias das nossas crianças, sempre com a máxima presente que “Crianças Ativas serão, no futuro, Adultos Saudáveis” e certamente mais felizes.

a