Distrito de Bragança aumenta prazo médio de pagamentos

No dia 31 de dezembro de 2017, os doze municípios do distrito de Bragança demoravam em média 55 dias a pagar aos seus fornecedores, mais 3 dias do que no mesmo período do ano de 2016. Esta é uma das conclusões retiradas do documento divulgado pela Direção-Geral das Autarquias Locais sobre o prazo médio de pagamento dos municípios aos seus fornecedores.

Da análise feita aos dados relativos ao ano 2017, conclui-se que o concelho que mais atrasa o pagamento aos seus fornecedores é Freixo de Espada à Cinta, demorando cerca de sete meses, mais precisamente 221 dias, a efetuá-lo. Na lista divulgada, aparecem ainda mais dois municípios com média de pagamento na casa das centenas: Mirandela (196 dias) e Macedo de Cavaleiros (145 dias). No que toca ao município que menos tempo demora a realizar os pagamentos, Miranda do Douro aparece no primeiro lugar (zero dias), seguido de Alfândega da Fé (um dia), Vimioso (dois dias), Bragança (5 dias), e Mogadouro (6 dias).

Tendencialmente, os municípios do distrito de Bragança aumentaram o prazo médio de pagamento. Freixo de Espada à Cinta lidera este aumento, ampliando este prazo em 135 dias. Torre de Moncorvo, Mirandela, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Vinhais também aumentaram o prazo médio em relação ao ano 2016, apesar desse aumento não ter sido tão significativo. Bragança, Miranda do Douro e Mogadouro demoraram o mesmo número de dias a efetuar os pagamentos.

Dos doze municípios pertencentes ao distrito de Bragança, apenas três diminuíram o seu prazo médio de pagamento do ano 2016 para o ano 2017: Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Vimioso.

 

Texto: Rafaela Sousa

Imagem: Município de Bragança

 

a