Imaginarius: a arte regressou à cidade

O Imaginarius, Festival Internacional de Teatro de Rua, encheu as noites do passado fim de semana da cidade de Santa Maria da Feira com 300 artistas de 17 países.

A 18.ª edição do Imaginarius desafiou o público de todas as idades a percorrer as ruas do centro histórico de Santa Maria da Feira, para assistir a intervenções artísticas para todos os gostos.

O primeiro Festival Internacional de Teatro de Rua aconteceu em 2000 e, desde, aí tem desenvolvido novos conceitos e acolhido cada vez mais artistas dos diversos cantos do mundo.

Este ano, a 18.ª edição trouxe à cidade 37 companhias com 40 espetáculos diferentes, levados a público em 195 apresentações. Existiram, inclusivamente, 11 estreias absolutas e 24 estreias nacionais preparadas para garantir a inovação e a criatividade a que o público já está habituado. O programa foi elaborado com o objetivo de fazer pensar e questionar e desafiar os limites do público.

No Ano Europeu do Património Cultural, o Festival Internacional de Teatro de Rua, transformou locais, como a área envolvente ao Convento de Lóios, em novos espaços, como um verdadeiro palco a céu aberto. As ruas foram decoradas com colchas talhadas a ponto cruz pelas mãos das crianças do 1.º ciclo do concelho e outras peças de arte, que levaram o público a entrar num mundo completamente diferente, com muita diversão para toda a família.

Odisseias, viagens, apoquentações, questionamentos e incertezas foram fatores centrais da génese criativa que gerou o fio condutor da 18.ª edição do Imaginarius.

“The world is yours. Take it” foi o lema desta edição, que envolveu o público em dinâmicas internacionais em experiências individuais ou coletivas e o transportou para outras realidades.

O Imaginarius- Festival Internacional de Rua de Santa Maria da Feira é o maior festival de artes de rua do país e atrai todos os anos milhares de apreciadores de arte. O passado fim de semana, não foi exceção.

 

Texto: Catarina Resende

Imagem: Imaginarius

a