Armamar tem o único Escolhas do distrito de Viseu

Com início no dia 1 de março, o projeto “OPTA (Oportunidade, Promoção e Transformação na Ação)”, inserido no Programa Escolhas 7ª Geração, promovido pela Câmara Municipal de Armamar e gerido pela Santa Casa da Misericórdia do concelho, é o único representante do distrito de Viseu no Escolhas.

Das 140 candidaturas recebidas, 103 foram aprovadas a nível nacional, entre as quais 30 na zona Norte, estando o “OPTA” em 23º lugar da tabela. “Caminhos D’Ouro”. Os critérios tiveram em conta “o seu contributo para a coesão social e territorial e a sua distribuição pelo território nacional”, conforme refere a ata da reunião do júri para aprovação das candidaturas ao Programa Escolhas 7ª Geração, do dia 14 de fevereiro de 2019.

O “OPTA” pretende combater o insucesso escolar, o desemprego jovem e a desigualdade no acesso a resposta de ocupação dos tempos livres. Marília Fonseca, coordenadora do Projeto, considera que o concelho de Armamar não dispõe de repostas direcionadas para este público-alvo. “Com o OPTA podemos manter este público ocupado, fortalecer as suas capacidades na dinamização das várias atividades. Esperamos abrir horizontes e incentivar à prática de bons comportamentos e atitudes”, comenta.

A coordenadora acrescenta ainda que se pretende também “fomentar os jovens para a necessidade de serem mais dinâmicos e autodidatas para a criação do próprio emprego, com iniciativas empreendedoras que contribuam para o desenvolvimento da comunidade onde estão inseridos”.

O Programa Escolhas é promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM). É ainda cofinanciado pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.