Sala de cinema Ícaro volta a abrir portas

O Desobedoc – mostra de cinema insubmisso – vai abrir uma antiga sala de cinema em Viseu, o cinema do centro comercial Ícaro. Promovido pelo Bloco de Esquerda, este ano o encontro realiza-se entre os dias 1 e 5 de maio.

O Desobedoc nasceu no Porto há cinco anos, para mostrar que era possível abrir salas de cinema encerradas e criar espaços onde filmes e documentários pudessem ser vistos, partilhados e discutidos. O evento vai ocupar uma sala que está fechada ao público e com esta iniciativa pretende reativar, ainda que temporariamente, espaços que deixaram de ser usufruídos pela população.

A Sala de cinema Ícaro está desativada há 14 anos, e quase durante duas décadas serviu de casa do cinema.

A segunda sala com programação regular mais antiga da cidade de Viseu, a Sala de cinema Ícaro abriu em 1994 e com o aparecimento das três salas de cinema do Palácio do Gelo bem como as seis salas de cinema previstas para o Fórum Viseu, viu-se obrigado a fechar portas em 2005. Houve várias associações interessadas em reativar a sala, mas nada se concretizou, porém, com a iniciativa o cinema Ícaro volta a ser palco de várias atividades.

Isabel Portugal, trabalhadora no centro comercial Ícaro, afirma que “a iniciativa é ótima para a divulgação do centro trazendo assim mais pessoas ao local. Acho que a iniciativa tem pernas para andar até porque estamos muito centralizados na cidade”. Isabel relembra os tempos em que a sala era um sucesso: “lembro-me que na altura em que estava aberto, a escadaria estava sempre apilhada de gente, era uma das maiores salas de cinema.”

Filmes sobre trabalho e diversidade, colonialismo e lutas pelo ambiente, vagas feministas e golpes brasileiros, sobre a intersecção das lutas e sobre o legado do espírito de desobediência de 68 são alguns dos temas abordados nas sessões que decorreram nesta sala. Também a música, performances e exposições terão lugar no encontro.

No centro comercial, os espaços livres serão ocupados por artistas e associações que ao longo dos dias do Desobedoc poderão dar a conhecer as suas atividades.

“Acho que o centro tem pouca divulgação, por isso tenho dúvidas acerca do sucesso da reabertura” revela Elisabete Costa, trabalhadora de uma das lojas do centro. A funcionária afirma que “muitas das pessoas não têm conhecimentos de realização do evento”.

Além de Viseu, o Desobedoc vai estar presente com sessões de cinema em Braga, Coimbra, Évora e Vila Real.

A iniciativa tem o apoio e parcerias do Cine Clube de Viseu, Shortcutz Viseu, Cinema 7ª Arte, DocLisboa, CAOS, Sala 5, Cacimbo, Olho Vivo Viseu, UMAR Viseu, LGBTI Viseu, Catarse, Movimento LGBT+ de Bragança.

 

Texto e imagem: André Fonseca e Maria Inês Gonçalves

a