Académico de Viseu anseia pela primeira

A poucas jornadas da segunda divisão acabar o Académico de Viseu encontra-se na 7ª posição, em igualdade numérica em relação ao 6º classificado e a cinco pontos da subida.

Apesar de ser um campeonato marcado pela instabilidade classificativa, o Académico de Viseu, na primeira volta, encontrava-se nas posições de subida. Com o fim da primeira ronda o clube da capital das Beiras deixou os lugares cimeiros, sendo que a segunda volta também fica marcada pelos conflitos internos e falta de apoios aos adeptos, por parte da presidência do clube.

Adriano Pires, morador de Viseu e ex-emigrante, apesar de não ser um adepto assíduo, acredita que Manuel Cajuda, atual treinador do Académico, é uma mais valia para o clube juntamente com o staff, adeptos e jogadores. Para o morador de Viseu, a “subida ainda é uma possibilidade, enquanto há vida há esperança”.  O ex- emigrante afirma que o clube em vez de se ter tentado manter nas primeiras posições, “deixou-se afetar por condições externas”.

Por outro lado, Marco Soares, habitante da cidade, considera que com estes resultados é pouco provável que o Académico de Viseu suba para a primeira divisão. Apesar de admitir que o treinador é uma peça fundamental para a construção de um clube capaz de ascender a patamares superiores num futuro próximo, Marco Soares afirma que os resultados que o clube tem tido o desiludiram. O viseense acha que os jogadores têm de ser imunes aos conflitos que ocorrem fora das quatro linhas e que a polémica entre adeptos e a presidência do clube não afeta os resultados.

Maria Teresa Soares, adepta fervorosa de futebol, acompanha o clube da sua terra, e acredita na subida, “matematicamente ainda é possível subir à primeira divisão”. Tal como os outros moradores Maria Teresa diz que Manuel Cajuda é um bom treinador e que pode levar o clube à subida. No que toca à polémica entre os adeptos e a presidência do clube da capital das Beiras, a habitante de Viseu, afirma que “a polémica tanto influencia o resultado, a motivação dos jogadores como o apoio dos adeptos ao clube”.

 

Texto: Ana Beatriz Almeida, Ana Raquel Abreu e Diana Ferreiro

Imagem: Académico de Viseu

a