Viseu 2001 sobe ao topo da montanha do futsal nacional

Viseenses venceram o Caxinas por 5 – 3 e garantiram assim o primeiro lugar da fase de subida da zona norte. Os adeptos responderam ao apelo da direção e lotaram o pavilhão cidade de Viseu.

O soar da buzina, assinalando o final do jogo, escreveu uma página dourada na história do Viseu 2001. Após diversas tentativas falhadas, o clube viseense atingiu a tão almejada subida à primeira divisão do futsal nacional, quando ainda faltam disputar duas rondas. Um momento marcante, não apenas para o clube, mas também para a região. “Não é uma subida do Viseu 2001, é uma subida da região”, assumiu Pedro Ferreira, adepto do clube e praticante da modalidade.

O futsal é um desporto em desenvolvimento em Portugal, ainda longe de ter a projeção do futebol. Essa é, igualmente, a realidade que se vive em Viseu.  Numa época em que o Académico de Viseu disputava a subida à “liga nos”, divisão maior do futebol nacional, todas as atenções estavam direcionadas para o Fontelo. No entanto, a boa prestação do Viseu 2001 fez com que as pessoas aderissem em massa aos jogos do clube, de acordo com Tiago Marques, atleta da instituição viseense.

Por iniciativa da direção, foram distribuídos, em várias zonas da cidade, convites para o jogo decisivo. A medida mostrou-se acertada e eficaz, pois o pavilhão cidade de Viseu registou uma das maiores enchentes de sempre. Assim, foi perante uma plateia confiante e entusiasmada que os comandados de Paulo Fernandes carimbaram o passaporte para o patamar mais alto do futsal português.

Apesar de algum nervosismo inicial, o Viseu 2001 controlou o encontro a seu bel prazer. Daniel Ramos, por duas ocasiões, Ilídio Pina, Tiago Marques e André Galvão foram os autores dos golos. Este triunfo foi o culminar de uma época de sonho e de muito trabalho da equipa, que em 28 jogos venceram 25. Um registo assinalável e que demonstra que o Viseu foi a “melhor equipa e a mais regular”, afirmou Tiago Marques.

Na próxima ronda, o Viseu 2001 desloca-se a Nelas para enfrentar a equipa local, o ABC, e termina o campeonato recebendo a equipa do Candoso.

 

Texto: João Miguel Carvalho, Luís Pina e Rafael Santos

Fotos: viseu 2001 – honrar viseu

a