Polo Arqueológico de Viseu implementado até 2019

O Município de Viseu anunciou na quarta-feira, 18 de abril, a construção de um polo arqueológico na Casa do Miradouro, em Viseu. No polo funcionará uma Reserva Arqueológica Municipal composta por 94 contentores de achados arqueológicos, recebidos pela autarquia no passado mês de março, e pelo espólio da Coleção Arqueológica José Coelho.

Almeida Henriques, presidente da autarquia, explicou que o centro arqueológico “deverá estar organizado, regulamentado e reconhecido até ao final de março de 2019” e que se pretende “restituir a vocação histórica à Casa do Miradouro, destinando-a integralmente para fins culturais”. O vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado, considera que “o Pólo Arqueológico é um desafio irresistível numa cidade histórica tão relevante como Viseu”. Os principais objetivos do centro serão “reunir os valores arqueológicos do concelho, que se encontram atualmente muito dispersos, e promover a sua salvaguarda, gestão, investigação e valorização pública, nomeadamente na oferta cultural e turística”, explica Jorge Sobrado.

O anúncio público no Dia Internacional do Monumentos e Sítios passou ao lado dos viseenses. Apesar disso, as duas entrevistadas pelo #dacomunicação percebem a importância que o polo terá para a cidade.

Catarina Gouveia considera que “é sempre relevante e importante” a cidade apostar na cultura local e reconhece que “vai atrair muita mais gente, principalmente turistas”. Além disto, “uma vez que Viseu tem poucos museus, os que existem perdem algum interesse para os viseenses por serem constantemente visitados e, por isso, algo novo irá trazer outra vida à arte e cultura”, acrescenta.

Afirmando que gostava de visitar o polo arqueológico, Águeda Granja, estudante em Viseu, considera que “muitas pessoas visitam um museu por ser moda, mesmo não percebendo nada de história e arte e com o polo vai acontecer o mesmo”. A jovem reconhece que “vai haver pessoas que irão visitar o centro por terem interesse no tema, outras por ser uma novidade e outras por ser moda, mas que o que interessa é trazer dinamismo à cidade”.

Desde o início do mês que a Casa do Miradouro apresenta uma exposição temporária “Dr. José Coelho: A Paixão pelo Passado” que fará também parte do polo arqueológico de Viseu. A mostra pode ser visitada de terça a domingo entre as 10h00 e 12h00 e as 14h00 e as 17h00.

Texto e imagem: Alexandre Ribeiro e Rafaela Sousa