Colóquio internacional debate Línguas estrangeiras, ensino superior e tecnologias emergentes face ao mercado de trabalho

“Línguas estrangeiras, ensino superior e tecnologias emergentes: desenvolvimento de competências face ao atual mercado de trabalho” é o nome do colóquio internacional que irá decorrer no próximo dia 15 de fevereiro. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Universidad de Castilla – La Mancha (Espanha) e o Instituto Politécnico de Viseu/ CI&DEI/ Escola Superior de Educação de Viseu (Portugal)/ Departamento de Ciências da Linguagem/ Área Disciplinar de Línguas Estrangeiras e vai realizar-se numa modalidade híbrida.

Evento decorre no dia 15 de fevereiro

A abertura do colóquio está agendada para as 9h00 GMT. Entre os convidados já confirmados estão Ana Nobre, professora na Universidade Aberta, Gérald Schlemminger, diretor do Instituto de Línguas Modernas Pädagogische Hochschule de Karlsruhe (Alemanha), Laurence Schmoll, da Universidade de Estrasburgo (França), e Robert Alexander O’Dowd, da Universidade de León (Espanha).

Considerando o impacto da mundialização e da acentuada progressão do digital nas práticas a nível do ensino superior, este congresso internacional tem como propósito a reflexão e debate acerca da relação entre as línguas estrangeiras no ensino superior, a pedagogia ativa e inovadora e o futuro profissional dos estudantes.

No âmbito do processo de ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior, o programa incide em temas como a utilização das tecnologias emergentes; ambientes colaborativos, comunicação e ferramentas digitais; metodologias ativas; e desafios atuais e para o futuro.

O evento destina-se a docentes, estudantes e não docentes do ensino superior, e outros profissionais interessados pela temática.

A chamada de resumos já se encontra a decorrer e estará aberta até dia 21 de janeiro de 2024. As inscrições decorrem até dia 12 de fevereiro de 2024, através do site https://eventos.uclm.es/108472/detail/coloquio-internacional-hibrido-llenguas-extranjeras-ensenanza-superior-y-tecnologias-desarrollo-de-.html.