Autotestes da empresa “Genrui Biotech” acusam falsos positivos

A marca “Genrui Biotech”, comercializada em Portugal, está a ser retirada do mercado na Irlanda. Centenas de pessoas reclamaram que os testes estão a dar o resultado de falso positivo.

Por Inês Lamego e Rafael Fernandes

As lojas na Irlanda estão a ser aconselhadas a deixar de vender e utilizar os autotestes da empresa “Genrui Biotech”. Esta medida surge após pedido efetuado pela Autoridade Reguladora dos Produtos de Saúde (HPRA) da Irlanda. Já em dezembro tinha acontecido o mesmo na Alemanha.

Segundo a Euronews, surgiram mais de 550 queixas que mencionavam que os kits de teste “Genrui” resultaram em falsos positivos. A Autoridade de Hamburgo escreveu no seu site que “os testes rápidos da marca “Genrui” dão frequentemente positivo para a infeção por Covid-19, resultado esse que é desmentido por um teste PCR”.

Não é a primeira vez que surgem problemas com estes testes. Em setembro de 2021 foram registadas diversas reclamações por erros nos componentes do kit. Consoante o que foi referido pela Autoridade Nacional do Medicamento, “os incidentes reportados estavam relacionados com o facto de o tubo de diluição da amostra não apresentar líquido ou apresentar um volume de líquido insuficiente para prosseguir com o teste e obter um resultado válido”. O Infarmed deu conta dessas reclamações e apelou a que não se realizasse o teste caso houvesse esse problema no kit.

De acordo com a SIC Notícias, esta marca de autotestes é uma das mais vendidas em Portugal, sendo comercializada em supermercados, como o Pingo Doce ou Lidl.

a