O filho de emigrantes que é obcecado em ter as mãos limpas. Quem é Donald Trump?

Entrou para suceder a Obama, mas durante a sua campanha teve de contrariar um hábito com o qual não se dá bem, apertar mãos. Ainda assim, em média, o ex-presidente dos EUA Donald Trump apertou, no seu mandato, mais de 60 mil mãos por ano.

Por Gustavo Lourenço

Conhecido pela sua dureza com os imigrantes, e sobretudo pelo gosto de mulheres estrangeiras, Trump é filho de Mary Anne Macleod, que deixou a Escócia para morar nos EUA, aos 18 anos e com apenas 50 dólares no bolso. Casou-se, anos depois com Fred Trump, filho de emigrantes alemães.

Acusado por não ter disciplina, foi parar ao colégio militar de Nova York, pela mão do seu pai, acabando por se formar em 1964. Donald Trump possui um mestrado em administração de empresas, na prestigiada Wharton School da Pensilvânia, no entanto, foi a ajuda financeira do seu pai, que contribuiu com vários milhões de dólares, que o fez tornar-se num empresário do setor imobiliário bem-sucedido.

Além desta veia de gestor, o antigo presidente dos EUA tentou entrar no mundo do empreendedorismo em 1988, quando lançou o jogo “The Trump”, em que os competidores tinham que construir o seu próprio império, levando os adversários à falência. Contudo, Trump não desistiu e mais tarde, apesar de não beber, criou a sua própria vodka, ainda que a mesma não tenha feito sucesso.

Donald Trump mostrou também ao longo dos anos, ser um homem infiel. Casou três vezes, tendo inclusive a amante com a qual traiu a primeira mulher, confessado que o ex-presidente norte-americano foi a pessoa com quem teve melhor sexo.

Processado por racismo, Trump chegou a ser condenado, juntamente com o seu pai, depois do governo dos EUA apresentar denúncias, pelo facto de a imobiliária da família não alugar imóveis a determinadas etnias.

São várias as celebridades que demonstraram não gostar de Donald Trump. O artista Snoop Dog, disparou para uma caricatura do ex-presidente dos EUA, num videoclipe. Por outro lado, Johnny Depp deixou uma polémica no ar, quando perguntou qual foi a última vez que um ator matou um presidente.

a