Mariana Mortágua, filha de ex-ativista destaca-se pelo seu posicionamento em causas humanitárias

Mariana Rodrigues Mortágua, mais conhecida como Mariana Mortágua é economista e deputada do partido político português Bloco de Esquerda. A deputada destaca-se pelo seu posicionamento assertivo essencialmente em causas humanitárias, como os direitos das mulheres e da comunidade LGBTI+.

Por Sara Silva

Nascida a 24 de julho de 1986 no Alvito, Mariana Morágua é filha de um antigo ativista antissalazarista, Camilo Tavares Mortágua. Pertence oficialmente ao Bloco de Esquerda, juntamente com a sua irmã gémea, Joana Mortágua, o que muito se deve à influência dos feitos do seu pai no ramo político anti ditadura. Licenciou-se e tirou Mestrado em Economia no ISCTE- Instituto universitário de Lisboa e acabou em abril de 2019 o seu Doutoramento em Economia também, mas pela Universidade de Londres- School of Oriental and African Studies (SOAS).

Estreou-se como deputada do parlamento português em 2013, com 27 anos, onde permanece até aos dias de hoje. Começou a ganhar mais visibilidade no mundo político português após o seu bom desempenho no inquérito parlamentar a Zeinal Bava e a Ricardo Salgado a propósito da ruína do banco BES, que foi uma questão bastante polémica em Portugal e que descontentou o povo português em geral.

É uma personalidade assídua nas marchas de orgulho LGBTI+, juntamente com a comitiva do seu partido político e, relativamente a este tema, em entrevista à revista Capazes, Mariana afirma que “nos dias de hoje as marchas viram o sistema capitalista apropriar-se das questões LGBT e hoje as paradas gay já não são marchas políticas, mas sim marchas publicitárias” o que demonstra uma certa tristeza tendo em conta que antes estas marchas eram feitas como um instrumento contra o sistema capitalista e discriminatório.

Pelo seu historial político e universitário, nota-se que Mariana Mortágua idolatra o político português Francisco Louçã pois têm um percurso académico e político semelhante. Partilham também vários valores e áreas de interesse, dentro do BE.