Zelensky. Quase advogado, produtor, comediante, ator e Presidente acidental

Volodymyr Zelensky, nasce a 25 de janeiro de 1978 na cidade de Kryvyy Rih. Cresce a falar russo, aprende ucraniano e inglês, e mesmo antes de terminar estudos em 2000 já era conhecido por se sentir à vontade no uso das palavras.

Por João Pedro Micaela

Zelensky passa a sua infância em Kvartal 95 um bairro de Kryvyy Rih, uma cidade da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), agora parte do território ucraniano.

Em 2015 entra no Instituto de Economia da sua cidade natal e mesmo antes de terminar o curso de advocacia no ano 2000, Volodymyr Zelensky já dava passos noutra direção, mas fazendo uso da sua capacidade retórica.

Em 2017 o estudante Zelensky participa, com Kvartal 95 – uma companhia de comediantes que funda numa clara referência às suas origens, numa competição de comédia de improviso da televisão russa. 

KVN (Klub Vesyólykh i Nakhódchivykh) ou “clube de comédia e pessoas criativas” era um conhecido programa da televisão russa e também uma competição internacional em que os participantes eram normalmente estudantes universitários.

O sucesso de Kvartal 95 e Zelensky foi de tal ordem que passaram a ser presença regular nesse programa até 2003, ano em que, o então comediante, passa a diretor artístico do Studio Kvartal 95, a produtora recém-criada, também por ele, e uma das mais reconhecidas da Ucrânia.

Pelo meio Volodymyr Zelensky foi produtor do canal de televisão ucraniano Inter TV, produtor para a cadeia de televisão 1+1, ator e de novo comediante.

Em 2013 dá-se início a um conjunto de acontecimentos que viriam a influenciar em grande medida a posição em que Zelensky se encontra atualmente. 

O clima político da Ucrânia começa a dar sinais de instabilidade e em fevereiro de 2014 o então presidente Viktor Yanukovych foi deposto pelas fortes contestações populares, subindo ao poder Petro Poroshenko, um bilionário da indústria do cacau que dificilmente viria a recuperar a confiança do povo pelo alegado envolvimento com a administração russa. 

“O Servo do Povo” surge em 2015 fruto deste contexto político numa clara abordagem cómica dos acontecimentos dos dois últimos anos. Volodymyr Zelensky é chamado a representar um professor de história que não mede palavras para mostrar o descontentamento com o sistema em que vive, discurso que acabaria por cair nas redes sociais e visto como a voz daqueles que não se viam representados naquela sociedade. Vasiliy Goloborodko, o professor de história d’“O Servo do Povo” viria mais tarde a merecer a confiança do povo e a ocupar a posição de Presidente da Ucrânia. 

A história real continua, mas até aqui, Volodymyr Zelensky pode ter protagonizado uma espécie de profecia.

a