Perfil. Barack Obama: a humildade que elevou as premissas de uma Nação

Barack Obama, nome que em árabe é traduzido como “abençoado”, foi o primeiro presidente afro-americano a entrar pelas portas da Casa Branca e do escritório oval. Através da sua ho´omau, ou seja, persistência e perseverança, transformou o país e os seus feitos ainda se fazem sentir até hoje. Ainda assim fica a questão, quem é Barack Obama?

Por Mariana Mendes

Em pleno 4 de agosto de 1961, em Honolulu no Havaí, nasce Barack Hussein Obama II, filho de Barack Obama (queniano) e Ann Dunham (americana). Com uma licenciatura em ciências políticas na Universidade Columbia e em direito na Universidade de Harvard, onde foi presidente da Harvard Law Review, o ex-presidente dos Estados Unidos da América tornou-se organizador comunitário, professor de direito constitucional na Universidade de Chicago e advogado em prol da defesa dos direitos civis.

Foi em 2004, na Convenção Nacional Democrata, que a fama mediática de Barack Obama, na altura senador de Illinois, atingiu outra escala. Durante o seu discurso, que foi uma porta aberta para os holofotes dos media, afirmou que “o orgulho (pela nação) é baseado numa simples premissa, resumida numa declaração feita há mais de 200 anos. Estas verdades são evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados de forma igual”.

Em entrevista com o jornalista Ezra Klein, Barack Obama conta que a sua política é “baseada no facto de sermos estes pequenos organismos de um ponto flutuante no meio do espaço”, completando ainda ao dizer que “a melhor coisa que podemos fazer é sermos melhores uns para os outros, porque só nos temos a nós”. No ano de 2007 deu início à sua campanha presidencial e dois anos mais tarde é eleito presidente dos EUA. Durante os seus dois mandatos, foi premiado com o prémio Nobel da Paz, defendeu a liberdade, os direitos humanos, apoiando causas como a LGBTQ+, assumindo-se ainda como feminista.

Caracterizado pela sua humildade, procurou despertar o melhor do seu país e do seu povo. Criou o Obamacare (lei de Proteção e Cuidado ao Paciente) e reforçou o controlo de armas, gerou intervenções militares em países como Rússia, Líbia, Iraque e Afeganistãoe reaproximou os EUA com Cuba, um feito histórico que veio moldar as relações entre os dois países.

Mesmo após o final do seu cargo como presidente, Barack Obama e Michele Obama, esposa desde 1992, continuam a estar no spotlight dos media de todo o mundo. Pai de duas filhas, Natasha e Malia Ann, o ex-presidente e a sua respetiva família, até hoje, são figuras respeitadas e acarinhadas pelo público, e a sua opinião mantém o mesmo valor e impacto.