Centro Nacional de Cibersegurança promove formações para a população

Por Sofia Pereira

Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, na conferência anual de segurança “c-Days 2020”, falou sobre as principais questões de segurança no ciberespaço. A conferência realizou-se ontem, dia 23 de novembro, no Porto.

Como resposta à necessidade nacional, a ministra de Estado Mariana Vieira da Silva, explica que a Estratégia Nacional de Segurança no Ciberespaço 2019-2023 sofreu alterações no seu plano, estando assim previsto que 80% dos organismos da Administração Pública “venham a ter certificação de conformidade com o Quadro Nacional de Referência em Cibersegurança, desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança”.

Na conferência anual “C-Days 2020”, foi realçado o papel fundamental que as entidades públicas têm na sensibilização para o uso do ciberespaço.

O plano de ação da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço 2019-2023 foi reforçado e, com o objetivo de consciencializar os cidadãos, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), criou dois cursos: o “Cidadão Informado” e o “Cidadão Seguro”.

A pandemia e a atual situação do país, levou a que o uso das tecnologias e da internet subisse exponencialmente. Confinados em casa, nasceu a necessidade de nos adaptarmos às nossas rotinas, via online; o que, segundo Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, “nos empurrou para um uso ainda mais intenso do digital”.

Segundo a ministra, este é “um processo de integração entre o mundo físico e o mundo digital”, e por isso realça a importância da cibersegurança – sendo ela a segurança das infraestruturas e dos dispositivos que todos utilizamos. A cibersegurança tem de ser “contra conteúdos intimidatórios, contra informação falta” ou contra aquilo que perturbe o funcionamento da sociedade.

a