Cavalhadas foram ajustadas

cavalhadas

Realizou-se esta semana a Ponte Mourisca, ou para a população de Vildemoinhos, o Ajuste das Cavalhadas. Todos os anos, dois fins-de-semana após a Páscoa, realiza-se esta romaria num descampado em Torredeita, em Viseu. O que há muitos anos atrás seria apenas um descampado, onde as famílias ajustavam as Cavalhadas, ou seja, designavam tudo o que iria acontecer na festa de 24 de junho – bandas, ranchos e carros alegórico – hoje conta também com animação e vendedores ambulantes, criando um espaço agradável para quem ali está. Apesar da precipitação que se fazia sentir, os participantes não arredaram pé para assistir à atuação da banda Soma e Segue.
Este ano, um pouco mais tarde, devido às condições meteorológicas, famílias e amigos voltaram a juntar-se nesta tradição anual, que tem vindo a crescer significativamente ano após ano. O que antigamente, era uma festa só para os Trambelos, hoje em dia já é uma festa de pessoas de outras aldeias da cidade. Os Trambelos vivem aquele dia como ninguém. Festejam, conhecem-se uns aos outros e tornam visível um bairrismo incrível entre a população. “Este dia, para mim, é tão importante como o dia de Páscoa, ou de Natal”, diz Cinira Costa, uma trambela de gema, descrevendo a Ponte Mourisca.
Um dos elementos da direção afirma que o balanço deste ano foi positivo e, apesar de o São Pedro não ter sido tão generoso como em anos anteriores, as pessoas foram compreensivas e rumaram até aquele local. No final do dia, os participantes saíram em cortejo até à terra que os acolhe e que eles escolheram.

Inês Loureiro (texto e foto)

a