Joe Biden, uma carreira de sucesso construída sobre um manto de tragédia

46º presidente e 47º vice-presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden possui uma carreira política e profissional invejável assente numa única frase… “Recuso-me a acreditar que não há possibilidade de fazer o que quer que seja”.

Por Henrique Soares

Natural de Scranton na Pensilvânia, Joseph Robinette Biden nasceu no dia 20 de novembro de 1942. Criado por uma família católica, Joe Biden enfrentou desde muito cedo adversidades económicas devido ás dificuldades acrescidas de seu pai em manter um emprego estável. Após algumas mudanças de residência, este entra na Archmere Academy, iniciando assim um percurso escolar recheado de experiências.

Jogador de futebol, baseball e um aluno acima da média, Joe Biden inscreve-se na Faculdade de Direito da Universidade de Syracuse. Aqui acabaria por enfrentar um dos primeiros obstáculos da sua carreira, sendo acusado de praticar plágio e quase acabando expulso. Conseguindo manter o seu lugar após justificar o acontecido como um “engano”, Joe Biden conclui o seu Juris Doctor em 1968 e ingressa na ordem dos advogados de Delaware em 1969.

Após alguns anos a exercer advocacia e outros cargos políticos, Joe Biden torna-se a pessoa mais nova alguma vez eleita no senado dos Estados Unidos da América, entrando com 29 anos. Infelizmente, pouco tempo depois de atingir aquela que é considerada uma das conquistas mais importantes na sua carreira política, Joe Biden perde a primeira mulher (Neilia Biden) e a sua filha mais nova (Naomi Biden) num acidente de carro no qual também participaram os seus dois filhos mais velhos (Hunter e Beau Biden).

Após este evento trágico e a sua derrota nas eleições de 1987, Biden decidiu manter a sua carreira política estagnada, permanecendo senador do estado de Delaware durante cerca de 36 anos. Em 2008 acaba por se tornar vice-presidente, conquistando grandes feitos durante o mandato do 44º presidente do Estados Unidos Barack Obama, entre os quais a implementação da Lei de Cuidados Acessíveis e da Lei da Recuperação.

Em 2015 volta a enfrentar uma tristeza avassaladora com a morte do seu filho mais velho ás mãos de um cancro cerebral. Por fim, em 2020 consegue uma vitória avassaladora contra Donald Trump nas eleições presidenciais, cumprindo a promessa que fizera ao seu filho mais velho no seu leito de morte. Atualmente, Joe Biden é Presidente dos Estados Unidos da América aos 81 anos, tornando-se o presidente mais velho alguma vez eleito.