“Entidades são ativos culturais preciosos que merecem todo o esforço de preservação e resiliência”, diz autarca de Mangualde

Por Ana Catarina Figueiredo

Câmara Municipal de Mangualde assinou protocolo para apoiar a resiliência das Bandas Filarmónicas.

As coletividades abrangidas pelo protocolo de apoio assinado pelo município são: a Sociedade Filarmónica Lobelhense, a Associação Humanitária e Cultural de Abrunhosa-a-Velha e a Associação Filarmónica da Boa Educação de Vila Cova de Tavares.

Este apoio visa ajudar as coletividades que, em período de pandemia foram obrigadas a suspender as suas atividades como escreve o município em nota de imprensa “o objetivo de ajudar estas entidades a atravessar esta fase pandémica, contribuindo financeiramente para a manutenção das despesas fixas que as mesmas têm sempre, pese embora a suspensão de atividade devido à COVID-19”.

Elísio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Mangualde, afirma que as bandas locais são essenciais para o concelho na medida em que, mantêm vivo o ensino da música e promovem e animam os eventos festivos. “Estas entidades são essenciais no nosso concelho, pela sua produção musical, porque promovem o ensino de música gratuito e ajudam sempre a animar as nossas celebrações religiosas e eventos festivos.”

Pelo valor cultural universal da música, o autarca considera que estes grupos devem ser ajudados e preservados. “Estas entidades são ativos culturais preciosos que merecem todo o esforço de preservação e resiliência. São também verdadeiros embaixadores da nossa cultura e do nosso território com inúmeras atuações fora de portas”.  

O protocolo foi aprovado na última reunião de câmara e formalizado posteriormente, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

a