Emissões de gases com efeito de estufa: A União Europeia atinge níveis mais baixos desde há três décadas

“A União Europeia está a demonstrar que é possível reduzir as emissões e fazer crescer a economia.”

Por Mariana Cabral

Esta segunda feira, 30 de novembro, a Comissão Europeia publicou o relatório intercalar sobre a ação climática da União Europeia (UE), onde consta que em 2019 as emissões de gases de efeitos de estufa atingiram os níveis mais baixos desde há três décadas.

Com o PIB com um crescimento de 1,5%, a UE-27 viu a sua emissão de gases de efeito de estufa diminuir em 24% em comparação a 1990. Em relação aos dados de 2005, a UE diminui 19% e em Portugal diminui 22%.

Frans Timmermans, vice-presidente do executivo do Pacto Ecológico Europeu declarou que a UE demonstrou que é possível reduzir as emissões e fazer crescer a economia, mas que no relatório publicado é visível que se tem intensificar os esforços feitos nos vários setores dos países para alcançar a tão almejada neutralidade climática até ao ano de 2050.

Portugal tem os níveis de emissão de gases com efeito de estufa mais baixos da UE, mas o seu objetivo para 2030 ainda está a 23% de distancia, segundo as projeções feitas com base nas medidas que estão em vigor agora.

 Em 2019, segundo o Sistema de Comércio de Licenças de Emissão (CELE) diminuíram 152 milhões de toneladas equivalentes de dióxido de carbono em relação a 2018. Esta diminuição é possível graças, principalmente, ao setor energético, cujas emissões baixaram 15% e pela geral produção de eletricidade através de fontes de energia renovável e gás.

A UE, em 2019, aumentou as despesas em matérias de ação climática, financiamento em tecnologias verdes e implementação de novas soluções e cooperações internacionais. Para o financiamento da luta contra as alterações climáticas, as receitas dos leilões do CELE são cruciais, sendo que em 2019 as receitas totais es excederam os 14 100 milhões de euros, e 77% desse montante será utilizado para fins climáticos e energéticos. Também houve um aumento de projetos do domínio do clima nos países das UE e esses tiveram o seu financiamento através da monetização das licenças de emissão através do programa NER 300, do Fundo de Inovação e do Fundo de Modernização.

O “Partir para uma viagem rumo a uma Europa climaticamente neutra” é o relatório da União Europeia e Estados – membros sobre os progressos realizados em matérias de ação climática, como a redução da emissão de gases com efeito de estufa e a comunicação sobre as evoluções das politicas adotadas para as alterações climáticas e sua prevenção. Cada Estado-membro apresenta os seus dados ao abrigo do Regulamento Mecanismo de Monitorização Climática, e o relatório será construído pela Direção-Geral da Ação Climática da Comissão Europeia.

a