Hillary Clinton: da recusa espacial à política terrestre

Na sua infância, olhava para o céu e sonhava em ser astronauta, mas ao escrever uma carta para a NASA, quando tinha 14 anos, recebeu a resposta que não aceitavam raparigas. Esta recusa, não impediu Hillary Clinton de alcançar alturas notáveis em solo terrestre.

Por Daniela Costa

Nascida a 26 de outubro de 1947, em Chicago, Illinois, Clinton emergiu como uma importante figura política nos Estados Unidos da América. O seu percurso traça uma narrativa que vai para além da política tradicional, que começa como primeira-dama durante os dois mandatos do seu marido, Bill Clinton, entre 1993 e 2001.

Em 2016, desafiou as expectativas e foi a primeira nomeada de um dos grandes partidos dos EUA, candidatando-se ela própria à presidência do país, pelo partido democrático. Apesar de ter sido derrotada no colégio eleitoral, foi apontada como a favorita ao ganhar o voto popular por mais de 2,8 milhões de eleitores.

No entanto, o seu caminho político começou anos antes. Foi eleita senadora pelo estado de Nova Iorque, em 2000 até 2009, onde se preocupou com questões sobre a segurança nacional e os direitos das mulheres. Em 2009, assumiu o papel de secretária de Estado no mandato presidente Barack Obama e neste cargo foi elogiada pela sua defesa e luta pelos direitos humanos, das mulheres, dos jovens e de pessoas LGBTQIA+ e também pela sua elevação dos padrões da diplomacia do país. “Como Secretária de Estado, fui a 112 países e voei 956,733 milhas”, Hillary conta em entrevista à revista US Weekly, em 2016.

Os anos da adolescência de Hillary Clinton revelam facetas surpreendentes. Juventude republicana, campanha para Barry Goldwater e mais tarde, a transição para o partido democrático evidenciam uma jornada política rica, até antes da sua jornada universitária. Em 1965, entrou no Wellesley College e posteriormente conheceu o seu marido quando ingressou na Faculdade de Direito na Universidade de Yale. “O Bill Clinton pediu-me em casamento duas vezes antes de eu dizer que sim”, revela.

O seu papel da carreira política do seu marido foi não só complementar, como fundamental e ao transitar para o seu próprio percurso político, Hillary Clinton estabeleceu um importante legado, sendo a primeira mulher em vários cargos que ocupou.