Programas VISEU HABITA e VISEU SOLIDÁRIO apoiam 48 famílias

Município de Viseu apoiou, em 2023, 48 famílias, num esforço financeiro superior a 284 mil euros no âmbito dos Programas Viseu Habita e Viseu Solidário.

Por Carla Ferreira e João Micaela

O Solar dos Peixotos acolheu esta sexta-feira, dia 15 de dezembro, pelas 11 horas, a cerimónia de assinatura dos contratos e entrega das comparticipações dos programas municipais VISEU HABITA e VISEU SOLIDÁRIO. 

O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, da Vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Viseu, Mara Almeida, e do Administrador Executivo da HABISOLVIS E.M., João Pedro Silva. 

O autarca viseense sublinhou que “o primeiro direito, é o direito à habitação, e tudo será feito pela Câmara Municipal de Viseu para que os munícipes, de todas as freguesias, possam ter acesso a uma habitação mais condigna”, algo que considera fundamental para a promoção da qualidade de vida e desenvolvimento coletivo da comunidade viseense. 

Em 2023, foram 48 as famílias, de 18 freguesias do concelho de Viseu, que viram garantidos os apoios para a reabilitação das suas casas, garantindo melhores condições de habitabilidade e conforto.   

Através do programa VISEU HABITA foram atribuídos mais de 180 mil euros em apoios, aos quais somamos cerca de 100 mil euros dedicados aos beneficiários do VISEU SOLIDÁRIO. No total, ao longo de 2023, o esforço financeiro relativo a estes programas municipais ultrapassou os 284 mil euros. 

Desde 2003, os programas municipais VISEU HABITA e VISEU SOLIDÁRIO já apoiaram 1698 famílias carenciadas do concelho de Viseu, num financiamento global que superou os 8 milhões e 400 mil euros. 

a