“Ensinar ensinando”: necessidade ou utopia?

Há “problemas na formação de professores e o tempo de estágio é insuficiente para tal formação”. É uma das ideias que salta da quarta sessão plenária, em que foi abordado o tema “Formação de professores em educação artística: uma necessidade ou utopia?”, coordenada pela Ana Souto Melo, e ainda com a presença das oradoras Ana Sousa, Susana Lopes e Maria José Araújo.

Por: Duarte Cordeiro e Bruno Reis (texto) e Bernardo Sol (fotografia)

No decorrer desta sessão foram tratadas questões sobre a formação de professores, e sublinhada a necessidade de tempo, que é fundamental na educação, no ponto de vista das oradoras.

Ainda abordaram “o que é ser um professor”, citando parâmetros como a competência de organização e adaptabilidade em trabalhar nos diferentes ambientes com que podem ter de lidar.

Ana Sousa prevê “o voltar ao modelo de estágio artesanal, que se baseava em ensinar ensinando”.

Uma manhã dedicada à formação de professores em educação artística

As sessões plenárias planeadas para a manhã do segundo dia do CIEA, Congresso de Investigação em Educação Artística terminaram. Esta manhã contou com a presença de seis oradores, dividida entre as duas sessões plenárias.

 A sessão plenária 3, a primeira da manhã, que teve como tema “Entre arte e educação: o que temos a aprender com o trabalho de projeto?”, coordenada por Paula Rodrigues, teve a presença de três oradores: Lara Soares, Jorge Fraga de Mendonça e Stela Barbieri.

Lara Soares falou de “Uma perspetiva microscópica sobre as práticas de contacto entre educação e arte”, e apresentou o projeto “10×10”. Jorge Fraga de Mendonça, por sua vez, expôs o “Projeto Caixa Mágica” através de um pequeno documentário. Por fim, Stela Barbieri apresentou a temática “O Ateliê e os seus movimentos transdisciplinares”, no qual falou do ateliê “Bináh”.

A sessão Plenária 4, coordenada por Ana Souto Melo abordou a temática “Formação de professores em educação artística: uma necessidade ou utopia?”, e contou com a presença das oradoras Ana Sousa, Susana Lopes e Maria José Araújo.

Ana Sosa, Susana Lopes e Maria José Araújo realizaram um debate sobre “A formação de professores em artes visuais: Princípio? Fim? Ou o eterno retorno?”, onde foram abordados parâmetros do tempo do curso focados em educação artística e o problema na formação dos professores.

O CIEA continuará durante a tarde de 25 de novembro, a partir das 14:30h estendendo até às 18h, em que se vai realizar a sessão de encerramento.

a