30º Edição das Escolíadas já escolheu os primeiros finalistas

A 30ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza, já contou com os seus primeiros dias de concurso nos passados dias 3 e 4 de maio, no centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

Por Catarina Pinto

Estes dias contaram com a participação de 8 escolas e agrupamentos, das quais já são conhecidas as 3 que irão representar a região, nas finais do dia 24 e 25 de maio no Teatro Aveirense. As escolhidas foram as Escolas Secundária Avelar Brotero, Secundária Dom Dinis e Secundária Joaquim de Carvalho.

Saindo da Figueira da Foz, o concurso segue o seu caminho até Viseu, onde irão decorrer mais 3 dias de competição, no Pavilhão Multiusos. Aqui 9 Escolas e Agrupamentos de todo o Município irão marcar presença nas provas de Teatro, Música, Dança e Artes Plásticas, do dia 10 ao dia 12 deste mês.

Aveiro, conta também com mais 3 dias de prova, em que à semelhança do que vai acontecer em Viseu, se vão apresentar 9 Escolas do Distrito. Neste concelho, o concurso terá lugar dos dias 17 a 19 de maio, na Casa da Cultura de Ílhavo.

Como já foi referido, a final irá decorrer nos dias 24 e 25 no Teatro Aveirense.

O concurso não fica por aqui, e Viseu vai ser cenário pela 2ª vez para a apresentação das finalíssimas, no dia 31 de maio.

A Gala de Entrega de Prémios, só irá decorrer no inicio do mês de junho, no Cineteatro Municipal Messias na Mealhada.

Com o propósito de incluir a arte na educação dos jovens do ensino secundário, este concurso artístico interescolar, organizado pela Associação Escoliadas, abrange 47 escolas dos distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu e Guarda, mais de 40000 alunos e professores e cerca de 1500 espectadores por ano.