Primeiro palco de Sonia Livingstone em Portugal é Viseu

No X congresso da SOPCOM, a ser realizado na Escola Superior de Educação de Viseu nos dias 27, 28 e 29 de Novembro, estará Sonia Livingstone, para além de outros investigadores da comunicação. Sónia estará presente no evento no dia 27 de Novembro, segunda-feira, e irá falar da sua pesquisa “The relation between EU Kids Online and Latin American Kids Online research”.

Sonia Livingstone, professora de psicologia social no departamento da comunicação social da London School of Economics, formou-se na Universidade de Londres e doutorou-se em psicologia pela Universidade de Oxford. É já autora de 19 livros e de diversos artigos académicos feitos.

A investigadora conta com bastantes prémios na sua carreira profissional de várias universidades, como por exemplo da Universidade de Montereal e da Universidade de Roterdão. Livingstone recebeu o título de Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) em 2014 para serviços à criança e segurança para crianças na Internet. Já visitou diversas universidades tais com Universidades de Bergen, Copenhaga, Harvard, Illinois, Milão, Paris e Estocolmo, e está no conselho editorial de várias revistas líderes. De 2007 a 2008, atuou como Presidente da Associação Internacional de Comunicação (ICA).

A convidada da SOPCOM participa em vários projetos, como “Preparing for a Digital Future”, “Better Internet for kids”, “Children, Youth and Media”, entre outros. A sua pesquisa baseia-se principalmente na pergunta do porquê e do como é que as mudanças dos media estão a alterar práticas diárias e possibilidades de ação, identidade e direitos da comunicação. A sua presença na Diretoria Executiva do Conselho do Reino Unido para a Segurança da Internet infantil é notória e já atuou no Departamento de Educação ao nível do acesso à tecnologia por parte das crianças. Para além disso já estudou também as oportunidades e riscos das novas tecnologias nas crianças e adolescentes, seja em casa ou na escola.

Nestes dias a Escola Superior de Educação de Viseu estará repleta de vozes experientes na área da comunicação. A festejar os 20 anos de investigação em Portugal, Viseu torna- se palco àquele que é considerado um dos maiores congressos a nível nacional sobre a Comunicação.

Texto: Ana Filipa Pimenta

Edição: Rute Monteiro e Luís Moita