“Black Friday”, comprar às cegas?

 

A “Black Friday” é sinónimo de gastar, muitas vezes em compras já a pensar nas prendas para o Natal. Nesta procura pelos melhores descontos, são muitas as vezes que as “etiquetas vermelhas” nos iludem.

Foram muitas as marcas que desde o início de esta semana têm anunciado os seus descontos. No entanto, é preciso ter em conta alguns cuidados. A Deco e a plataforma Portal da Queixa deixam algumas sugestões para não ser enganado pelas chamadas “etiquetas vermelhas”.

Antes de mais, várias entidades aconselharam os utilizadores a analisar, com dias de antecedência, os produtos que irão ser afetados pelos descontos do “Black Friday”, pois são muitas marcas e estabelecimentos de venda que apenas disponibilizam os descontos no mesmo dia.

Existe ainda a questão das compras online, sendo de ressaltar que inúmeras vezes são realizadas compras em lojas fictícias.

Conforme dados do jornal PÚBLICO, a associação de defesa do consumidor partilha a “ferramenta comparar preços”. Ao pesquisar o nome da loja e do produto ou inserir na caixa o URL com link completo do produto, tal como surge na loja online, o resultado devolvido é um semáforo com três cores e significados diferentes, baseados no historial de preços dos últimos sete a 30 dias.

No que diz respeito às três cores, o verde significa que é um bom negócio a compra do produto. O amarelo aparece quando não há grande diferença em relação aos últimos 30 dias. E o vermelho desaconselha a compra porque eventualmente o preço esteve mais baixo no passado.

A Deco disponibilizou ainda uma secção para reclamar uma possível fraude ou denunciar a venda de determinado produto.

 

Texto: Leandro M. Dos Santos

Imagem: Pixabay

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