Homenagem a Paquete de Oliveira na SOPCOM

O X Congresso da SOPCOM vai celebrar os 20 anos de investigação na área das Ciências da Comunicação. Como tal, não podia faltar uma homenagem a Paquete de Oliveira, fundador da associação portuguesa de investigadores em ciências da comunicação .

Paquete de Oliveira começou por ser padre, mas sempre com os olhos postos nos meios de comunicação social. Licenciou-se em Ciências Sociais e doutorou-se em Sociologia da cultura e da comunicação.

Enquanto jornalista, passou por várias redações, incluindo o Jornal da Madeira, como chefe de redação.

Em 1976 mudou-se para Lisboa, entregou a Carteira Profissional e dedicou-se ao mundo da Educação, passando por várias Universidades, como por exemplo, o Instituto Universitário de Lisboa. Durante quase três décadas foi professor no Instituto Universitário de Lisboa, a lecionar a disciplina Sociologia da Comunicação.

Continuou a escrever para a imprensa, nomeadamente para o Jornal de Notícias, Expresso, Diário de Notícias e Diário de Lisboa. Foi também provedor dos telespectadores da RTP e dos leitores do Público.

No dia 11 de Junho de 2016, o país ficou de luto, com a morte de Paquete de Oliveira.

Texto: Marisa Azevedo

Imagem: Youtube