Ronald Reagan, ator, autor, Presidente dos EUA e… salva-vidas

The Great Communicator, ou Ronald Reagan, é um dos mais emblemáticos símbolos dos Estados Unidos. O 40º Presidente dos Estados Unidos da América nasceu a 6 de fevereiro de 1911 na cidade de Los Angeles e faleceu a 5 de junho de 2004, na sua cidade natal.

Por Simão Reis

Começou a sua carreira como ator em 1937, com apenas 26 anos, no filme Love is on the Air, e tem o seu nome nos créditos de mais de 80 obras cinematográficas, sendo o último trabalho dele como ator no ano 2000, com a aclamada obra American Psycho, onde se retratou a si mesmo no papel.

Apelidado de “Dutch” pelo seu pai devido ao seu corte de cabelo quando criança, Ronald Reagan decidiu formar-se em sociologia e economia no Eureka College, e dedicou-se à carreira de ator durante 30 anos, antes de se focar na política.

O inicialmente apoiante do partido democrata, decidiu transitar de partido devido às mudanças ideológicas do mesmo durante a década de 50, para o Partido Republicano. Tornou-se Presidente dos Estados Unidos entre os anos 1981 e 1989, mas antes havia sido governador da Califórnia, após ter sido convencido a candidatar-se a este cargo. Dois anos depois, em 1967, The Gipper, assim apelidado após o seu papel de Gipp no filme Knute Rockne, All American, tornou-se o 33º Governador da Califórnia, completando dois mandatos neste cargo.

Em jeito de curiosidade, de acordo com várias fontes, Ronald Reagan era um apaixonado por gomas, tendo começado a comê-las para deixar o hábito de fumar cachimbo e admitiu que o seu sabor favorito era alcaçuz.

O na altura jovem Ronald Reagan fora muito bem-sucedido tanto como ator como jogador de futebol americano na universidade, mas reza a lenda que o seu trabalho mais importante foi ser salva-vidas num parque local em Illinois, onde salvou cerca de 77 vidas.

Sucessor de Jimmy Carter, Ronald Reagan foi Presidente dos Estados Unidos da América durante dois mandatos, e o seu braço direito era aquele que viera a ser o seu próprio sucessor, George H.W. Bush.

Após ter sido diagnosticado com Alzheimer, Ronald Reagan morreu com 93 anos e 120 dias, sendo até à data da morte o Presidente dos Estados Unidos mais velho, recorde posteriormente batido por Gerald Ford.

a