Perfil. Bernie Sanders, simpático e carismático, o que mais define a personalidade americana?

Atualmente com 81 anos, Bernie Sanders é conhecido entre os americanos como o líder do movimento social democrata nos Estados Unidos da América. Foi candidato das presidenciais norte-americanas em duas ocasiões, 2016 e 2020. Terminou em segundo lugar na primeira tentativa, e acabou por se retirar da corrida eleitoral na segunda vez que concorreu à Casa Branca. Todavia, fora deste plano mais geral, quem é Bernie Sanders?

Por Rodrigo Rodrigues

Bernie Sanders nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, em 1941. O seu pai tinha emigrado para os E.U.A. 20 anos antes, saindo da Polónia somente com 17 anos. Vindo de uma família judia, já referiu numa entrevista à CNN que, apesar dos seus pais não serem praticantes devotos, é algo que “influenciou fortemente o meu desenvolvimento intelectual e emocional”. Desta forma, conciliou os estudos com um interesse por política, e causas nobres.

Na secundária que frequentou, em Brooklyn, concorreu a presidente de um corpo de estudantes que pretendia angariar dinheiro para órfãos da guerra da Coreia. Interessava-se também por desporto, e já afirmou que não ter conseguido fazer parte da sua equipa de basquetebol escolar foi “uma das maiores desilusões” da sua vida.

Sanders também necessitou de ser independente desde cedo, pois a sua mãe faleceu quando tinha 18 anos, e o seu pai morreu dois anos depois. No ensino superior, tirou o curso de Ciências Políticas na Universidade de Chicago, após se transferir da Universidade de Brooklyn. Durante esse período juntou-se ao Congresso de Igualdade Racial. Embora não fosse um estudante de excelência, passava muito tempo a ler psicologia, sociologia e história, e também Marx, Lenin e Trotsky. Em 1963, chegou a ser detido em Chicago num protesto contra a desigualdade racial, onde foi declarado culpado e pagou uma multa de 25 dólares.

O político casou em duas ocasiões diferentes, sendo que o seu primeiro casamento durou apenas de 1964 a 1966, e o segundo tomou lugar em 1988, ainda estando juntos hoje. Neste período Bernie Sanders construiu muito do seu legado político como mayor do estado americano de Vermont, no nordeste do país, entre os anos de 1981 e 1989. Vermont é há vários anos um dos estados mais leais ao Partido Democrata.

Apesar do seu sorriso e aparência simpática, Bernie Sanders não é popular entre os Republicanos, com uma visão política mais conservadora, que o veem como um socialista teimoso. Em 2018, Bernie Sanders não apoiou a candidatura do seu filho Levi ao Congresso, justificando que “não acredito em dinastias políticas”.

a