Secretária de Estado assina Protocolos Regionais para Igualdade em Castro Daire

No passado dia 14 de maio, Rosa Monteiro, secretária de estado para a Cidadania e a Igualdade, assinou o Protocolo de Cooperação para a Igualdade e Não Discriminação, no Auditório do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire.

Por Luís Silva

Promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, a assinatura dos protocolos contou com a cooperação dos seus municípios associados e com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Esta cerimónia de assinatura enquadra-se no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – “Portugal + Igual” (ENIND).

A cerimónia contou com a presença da secretária de estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), Isabel Damasco, e os presidentes dos Municípios.

Em comunicado, a autarquia de Castro Daire afirma que “consubstanciou-se um compromisso político para com a promoção e defesa da igualdade plena”. De forma a aumentar a coesão social, o tema que esteve em cima da mesa foi a minimização, a nível local, das barreiras nas condições de acesso, entre homens e mulheres, às mais diversas áreas.

Para a Câmara Municipal de Castro Daire, as autarquias devem ser um “motor de mudança” capaz de “tornar a sociedade mais justa, mais inclusiva e mais participativa”, de forma a eliminar qualquer persistência de desigualdades.

A Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – “Portugal + Igual” foi aprovada pelo XXI Governo Constitucional, em 2018, e reconhece a igualdade e a não discriminação como condições fundamentais para a construção de um futuro sustentável. Neste sentido, esta visão a longo prazo definiu eixos e objetivos estratégicos até 2030.

a