Ponta Delgada acolhe a Conferência sobre o Futuro da Europa

A ilha de Ponta Delgada, nos Açores, vai receber hoje, dia 19 de novembro, o evento nacional da Conferência sobre o Futuro da Europa, subordinado ao tema “O contributo da dimensão atlântica para a segurança internacional no contexto do papel da UE no mundo”. O evento vai decorrer no Salão Nobre do Teatro Micaelense, pelas 17 horas locais, e vai contar com a presença de Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal.

Por Luís Silva

Coorganizado pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e pelo Governo Regional dos Açores, o evento integra-se no ciclo de debates nacionais da Conferência sobre o Futuro da Europa. Lançado a 28 de julho, este ciclo inclui eventos em diversos pontos do país, envolvendo entidades como a Assembleia da República, o Parlamento Europeu em Portugal, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e o Conselho Nacional de Juventude.

O evento vai contar com a presença da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro do Nascimento Cabral, o Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, o Deputado ao Parlamento Europeu José Manuel Fernandes, e a Deputada à Assembleia da República Isabel Oneto.

A Conferência sobre o Futuro da Europa é, segundo o site oficial da Comissão Europeia, “um exercício centrado nos cidadãos, afirmando-se como um diálogo aberto, inclusivo e transparente que visa contribuir para um melhor conhecimento das preocupações e anseios da sociedade civil”.

A iniciativa tem por objetivo priorizar a participação dos cidadãos, principalmente dos jovens, e refletir a diversidade europeia, em termos de origem geográfica, género, idade, contexto socioeconómico e/ou nível de educação. A conferência irá realizar-se em formato presencial, limitado à lotação máxima do auditório. As inscrições devem ser efetuadas através do email srp@azores.gov.pt. O evento também poderá ser acompanhado através das redes sociais da Comissão Europeia em Portugal, do Governo Regional dos Açores e do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

a