Perfil. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República portuguesa e um nadador nato

Marcelo Rebelo de Sousa, conhecido também como o presidente dos afetos e dos banhos no rio tejo, é licenciado em direito, jornalista e comentador político, mas será que é apenas isto, que retrata o atual Presidente da República?

Por Marco Sousa

Filho de Baltasar Rebelo de Sousa, médico e político, e de Maria das Neves, assistente social, o atual Presidente da República portuguesa nasceu a 12 de dezembro de 1948, em Lisboa. Contudo foram as suas raízes minhotas, em Celorico de Basto, em Braga, que lhe proporcionaram as suas primeiras memórias. Adepto confesso do Sporting Clube de Braga, Marcelo Rebelo de Sousa desde sempre se demonstrou como alguém que valorizava as suas raízes familiares, tendo sido na terra da sua avó Joaquina que anunciou em 2015 ao país que seria candidato à Presidência da República. No anúncio da candidatura Marcelo Rebelo de Sousa afirmou: “ irei cumprir o dever moral de pagar a Portugal o que Portugal me deu”.

 A nível familiar, Marcelo Rebelo de Sousa sempre se demonstrou uma pessoa bastante reservada, tendo dois filhos e cinco netos.

 A sua vocação política foi descoberta desde muito cedo, talvez pela ligação que a sua família tinha com o Estado-Novo e pelo facto de o seu pai ter sido ministro das Corporações e do Ultramar. Marcelo Rebelo de Sousa foi sempre um aluno exemplar, exceto quando teve de repetir a quarta classe, algo que não o afetou e impediu de ser distinguido já no Liceu Pedro Nunes, por duas vezes aos 15 e 16 anos, com o prémio D.Dinis, atribuído aos melhores alunos do país. Na faculdade enveredou pelo Direito, e ingressou na Faculdade de Direito de Lisboa, tendo concluindo o curso com 19 valores, destacando-se assim uma vez mais.

O seu percurso enquanto político começou em 1974, quando ficou responsável por implementar o Partido Socialista Democrata no sul do país. A primeira vez que vai a votos é em 1989, quando se candidata à câmara de Lisboa, como cabeça de lista da coligação PSD-CDS-PP, tendo protagonizado um momento que ainda hoje é imagem de marca de Marcelo Rebelo de Sousa, quando mergulhou no rio Tejo em frente aos jornalistas, para provar que o rio estaria poluído. Contudo, nem o mergulho o salvou da derrota nas autárquicas. Mas a experiência política do Presidente da República é vasta, tendo ocupado vários cargos governativos e foi ainda presidente do PSD, no final dos anos 90, tendo protagonizado anos antes, um episódio caricato, quando foi questionado sobre a possibilidade de ser candidato à presidência do partido, tendo respondido de forma clara, “Nem que Cristo desça à Terra”.

Paralelamente com a política, Marcelo Rebelo de Sousa exerceu outras atividades, entre as quais a de professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa e da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.  O jornalismo foi outra das ocupações profissionais de Marcelo Rebelo de Sousa, tendo sido jornalista do semanário Expresso. Marcelo Rebelo de Sousa, é reconhecido sobretudo por ter sido comentador político. Papel que desempenhou na TSF, com o programa Exame, entre 1993 e 1996, contudo é reconhecido sobretudo pelos seus comentários televisivos que iniciou em 200 no Jornal Nacional da TVI. Entre 2004 e 2010, Marcelo Rebelo de Sousa, fez os seus comentários na RTP, tendo voltado no início da década passada à TVI, estação da qual só saiu em 2015, quando se candidatou a Presidente da República, tendo afirmado perante as declarações de Sérgio Figueiredo, jornalista da TVI, o seguinte: “Não é só o Sérgio que tem pena de me ver partir. Eu tenho pena de partir”.

a