Noriaki Kasai salta para a final

O japonês Noriaki Kasai arranca da pista Rukatunturi, em Kuusamo, na Finlândia, a 87,6 km/h, o que lhe proporciona um salto de 145 metros. Ficando à frente dos adversários e apurando-se para o grande final da Ski Jumping World Cup 2014-15.

São várias as etapas que se fazem para chegar ao dia decisivo. O calendário é grande e muitos são os países que o evento opera, para levar os melhores à final.

Nas seções dois e três, realizadas a 28 e 29 de novembro de 2014, em Kuusamo, Finlândia, os grandes vencedores são Simon Ammann e Noriaki Kasai. A suíço Ammann ficou em primeiro lugar na noite de 28 de novembro e Noriaki leva o Japão a apuramento, também em primeiro lugar, na noite de 29 de novembro com um salto de 145 metros.

O recorde mundial da estrutura de Rukatunturi é de 147 metros. Noriaki é bastante comentado pela positiva por ficar apenas a dois metros de atingir esse patamar, tornando a noite de 29 de novembro memorável para Kuusamo.

A partida foi ainda marcada pelos fortes ventos que adiaram a saída de alguns participantes e pela queda brutal de Andreas Wellinger. O alemão perdeu o controlo do esqui e este fugiu-lhe de um dos pés. Wellinger abandona a competição aparentemente bem, mas a equipa dos bombeiros presente no local rapidamente lhe colocou uma tala no pescoço e a perna esquerda era o principal motivo de preocupação.

 

Texto: Edilson Coutinho

Imagem: Youtube

a