Bucks dinâmicos não evitam derrota

O confronto entre os Milwaukee Bucks e os Washington Wizards não correu, certamente, como Giannis e companhia esperavam. Apesar da contribuição do grego com a liderança em pontos (23, empatado com Bradley Beal) e desarmes de lançamento (3), a equipa, que já venceu a NBA em 1971, fica agora a um lugar na tabela classificativa do acesso aos playoffs da competição.

O jogo iniciava-se negro para a equipa de Milwaukee, com os Wizards a adiantarem-se em casa por 8 pontos, no primeiro período. Apenas com a grande influência de Giannis Antetokounmpo e Eric Bledsoe, que conseguiu 6 preciosos roubos de bola, conseguiram recuperar algum terreno e reduzir a desvantagem para 1 ponto ao intervalo. Nos dois períodos restantes, valeu a boa percentagem de lançamento dos Wizards (52.7%), a ofensiva impactante do base John Wall e a proficiência de Otto Porter Jr. que lhes garantiram o triunfo final por 88-99.

Este deslize por parte dos Bucks deveu-se, em grande parte, à pobre percentagem de lançamento exterior (18.2%) e uma diferença bastante considerável de ressaltos conseguidos, face ao adversário. Mesmo sem vencer, houve pontos positivos a tirar desta formação, pois a dinâmica de contra-ataque por parte dos Milwaukee Bucks foi tremenda: conseguiram no total 10 roubos de bola e forçaram 16 perdas de bola ao adversário, contrastando com as apenas 9 cedidas. Os Bucks superiorizaram-se assim por 17-4 em pontos conseguidos em transição.

Passando às individualidades, ‘The Greek Freak’, conforme é conhecido Giannis Antetokounmpo, continua a perpetuar o ‘fenómeno’ que tem vindo a ser neste arranque de temporada. O extremo de apenas 22 anos, que pode jogar a literalmente a qualquer posição devido à soma do seu tamanho (2.11m) com a sua agilidade e técnica, tem sido enormemente aclamado quer pelo público, quer pelos números. O jovem basquetebolista ocupa, ao fim deste jogo, o segundo lugar na liga em média de pontos por jogo (29.7) (dois deles com 40 ou mais pontos) que, juntando aos de 10.7 ressaltos, resulta numa média de duplo-duplo. Tal estatística é algo que o coloca como um dos principais candidatos ao prémio de MVP da temporada, ou será muito cedo para dizer?

 

Texto: David Alexandre Cunha

Imagem: Milwaukee Bucks

a