Aluno da ESEV vence prémio nacional

Dany Ferreira é o vencedor da Mostra Nacional de Jovens Criadores, na categoria de Arte Digital, com a obra “Plasticine”, que resultou do seu Projeto de Arte e Multimédia. O aluno de Artes Plásticas e Multimédia ganhou o maior e mais significativo programa de estímulo à criação para jovens artistas em Portugal.

Por Diana Duarte

Desde cedo que Dany Marques Ferreira se mostrou uma criança criativa. Foi aos 8 anos que surgiu a oportunidade de aprender pintura, tendo assim o seu primeiro contacto com o mundo artístico. No ensino secundário frequentou um curso profissional de artes do espetáculo. Atualmente com 22 anos frequenta a Licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. O curso possibilita o desenvolvimento das suas habilidades artísticas e técnicas e aprofunda conhecimentos em diversas áreas. Enquanto criador, interessa-lhe experimentar vários meios artísticos.

Na sua obra “Plasticine” retrata-se um possível cenário de um museu de história natural, no qual seres vivos da atualidade são fotografados por novas espécies não identificadas. Estas novas espécies apresentam-se centenas de anos depois, testemunhando a influência extrema que o ser humano deixou no planeta após a sua extinção. A exploração, modificação genética e desprezo pelas necessidades da Mãe Natureza, resultaram na extinção em massa de espécies e, por conseguinte, na seleção de seres mais resistentes que possuem uma aparência artificial e irreconhecível.