Apoio de 125 euros começa a ser entregue a 500 mil portugueses

Os apoios extraordinários apresentados pelo Governo a 5 de setembro, associados ao pacote de medidas para diminuir o impacto do aumento dos preços, serão pagos esta sexta-feira, 20 de outubro, a 500 mil pessoas.

Por Diana Duarte

O ministro das Finanças, Fernando Medina, anunciou que “os primeiros 500 mil beneficiários vão receber já os 125 euros nesta quinta-feira”, numa reunião organizada pelo International Club of Portugal na passada terça-feira (18). O economista explicou que “cerca de 500 mil processamentos serão feitos por dia o que nos faz pensar que em 10 dias teremos o processamento efetuado”. As declarações indicam que o balanço diário de pagamentos será de 500 mil portugueses com um rendimento mensal inferior a 2.700 euros.

Outro aspeto do pacote de medidas extraordinário é o apoio de 50 euros entregue às famílias portuguesas por cada dependente até aos 24 anos, que será dado em conjunto com os 125 euros. Deste modo, uma família em que o casal tenha dois filhos e apresente as condições necessárias para receber os 125 euros, “irá receber já a partir desta quinta-feira 350 euros na sua conta”, esclareceu o ministro.

Fernando Medina salientou que é importante os portugueses encontrarem um equilíbrio e não “gastar antes de ter [os recursos necessários] porque, quando se desenham apoios, não se pode gastar antes de termos os recursos para fazer essa despesa”, remata.

a