Sonae Sierra instala painéis fotovoltaicos em centros comerciais

A Sonae Sierra, uma imobiliária responsável pela gestão de centros comerciais, tem como objetivo instalar nos próximos dois anos painéis fotovoltaicos. Esta instalação tem como principal função a diminuição dos custos de energia em todos os shoppings distribuídos pelo país.

Por Luciana Pessoa

No ano de 2023 está estipulado o arranque das instalações, em todos os shoppings, com especial atenção aos centros comerciais que necessitam mais de painéis, ainda que a localização não seja um critério.

Elsa Monteiro, diretora de sustentabilidade da Sonae Sierra, afirma que os painéis de energia vão representar entre 0,4 e 5% do gasto da eficácia num shopping. A responsável diz estarem “conscientes que a quantidade de energia que é possível produzir por fotovoltaicos corresponde a uma percentagem muito pequena do total do consumo de cada centro”, sublinha. Estas questões já não são novas para a empresa e desde sempre que a Sonae Sierra trabalha com o uso de energia e fontes renováveis.

No que toca aos custos energéticos, a imobiliária já alcançou números consideráveis de poupança na energia. No ano de 2020, a empresa poupou 12.3 milhões de euros, já a eletricidade apresentou valores mais baixos, atingindo os 2%.

Segundo ainda Elsa Monteiro há muito tempo que a empresa tem mais interesse em atuar em áreas ligadas com o meio ambiente, a guerra foi o motivo para uma maior preocupação e os custos de energia foram mais elevados. “A eficiência energética deve ser conseguida sem prejudicar o nível de serviço nem a operação económica das atividades”, releva.

A empresa deixou ainda claro que está a trabalhar para que os valores de energia sejam mais baixos e que tendo em conta o ano de 2019, já conseguiram reduzir 7%.