Aula aberta reúne estudantes para debater “Empreendedorismo com valor (es)”

No passado dia 5 de dezembro realizou-se no auditório da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) uma aula aberta promovida pelas unidades curriculares de “Empreendedorismo” e “Princípios de Gestão” do curso Publicidade e Relações Públicas, tendo tido o apoio do Poliempreende ESEV. A iniciativa pretendia, essencialmente, incentivar os alunos a serem empreendedores e a alertá-los para as dificuldades e obstáculos com que se podem vir a deparar na vida empresarial.

Por Cassandra Vitória

Estiveram presentes o presidente da ESEV, João Paulo Balula, que fez a abertura da sessão, seguido dos oradores João Olival, Pedro Lopes, Pedro Salomão, Vanessa Proença e Susana Fonseca.

João Olival, responsável da Officelan, empresa que assegura a cobertura de wi-fi em grandes espaços e eventos, como o Rock in Rio Lisboa, explicou como ter sucesso e criar uma empresa distinta da concorrência.

Pedro Lopes, criador da empresa InfiniteBook, falou da sua criação inspirada nos quadros brancos das escolas, um caderno sustentável, onde é possível escrever e apagar de forma infinita. Pedro Salomão, representante da Rádio Ibiza, expôs, a partir do Brasil, em vídeo conferência, a sua experiência em empreendedorismo, aconselhando o público a não esquecer a vertente humana (quer a nível da área profissional, quer a nível da área pessoal) para o sucesso. Aproveitou ainda a ocasião para falar de alguns dos seus livros já publicados sobre a matéria.

Esteve também presente a oradora Vanessa Proença, responsável pela área da gestão da empresa SAK, que produz caneleiras e outros produtos desportivos de grande qualidade e personalizáveis para jogadores de futebol. De realçar que, todos os oradores, falaram do percurso das respetivas empresas e de projetos futuros.

Após as intervenções, procedeu-se a um espaço de perguntas e respostas, o qual contou com uma grande adesão por parte do auditório, que viram assim esclarecidas as suas dúvidas.

A sessão terminou com a participação da docente na ESEV, Susana Fonseca, que sensibilizou a plateia para as características necessárias num bom empreendedor, realçando a capacidade de resiliência, motivação e vontade de atingir os seus objetivos/sonhos, motivando assim os jovens para o empreendedorismo, em particular para o projeto Poliempreende.