O Dia da Europa celebra-se a 9 de maio e este ano será assinalado com várias iniciativas durante todo o mês. Este dia, que anualmente comemora a assinatura da Declaração Schuman, destaca-se este ano como uma oportunidade para reforçar a consciência cívica e a participação democrática dos cidadãos europeus.

Por: Érica Rebelo, Francisca Bernardes, Matilde Faria, Marta Mourato, Pedro Esteves e Raquel Pereira

Daqui a um mês realizam-se as eleições Europeias e, numa saída à rua fomos falar com os portugueses para perceber como é conhecido este assunto. “Não sabia que hoje era dia da Europa, mas sei que as eleições são dia 9 de junho”, afirma cidadã viseense.

Pedro Miguel estudante de 13 anos, é de Vila Nova de Paiva e apesar de novo já mostra ter consciência do que é ser um cidadão Europeu.

Quando questionados acerca de candidatos às eleições europeias, as respostas mostraram um elevado nível de desinformação. Apenas João Oliveira de 61 anos, inspetor chefe da Policia Judiciaria, conseguiu dar alguns nomes.

A União Europeia continua a trabalhar no sentimento de pertença, de forma a que todos os cidadãos se sintam seguros e dentro de uma comunidade mais alargada. É crucial que se perceba a importância de celebrar o dia da Europa e que seja divulgada mais informação sobre os temas relacionados.