Vamos de Erasmus?

Hoje, dia 9 de maio, comemora-se o dia da Europa. Por isso, fomos até a Escola Superior de Educação de Viseu para saber como funciona um dos principais projetos para estudantes na Europa: o Erasmus.

Por: Afonso Azevedo e Claudete Salvador

O Erasmus é um programa da União Europeia de apoio à educação, à formação, à juventude e ao desporto na Europa. O programa oferece aos alunos a oportunidade de frequentar um período de estudos numa instituição elegível.

Verónique Déplanq, professora e coordenadora do departamento de Erasmus na ESEV desde 2000, explica que o atual regulamento de Erasmus iniciou nesse mesmo ano.

Este ano, a Escola Superior de Educação recebeu um total 10 estudantes de Erasmus, provenientes de Espanha e Brasil.

Não são apenas os estudantes que têm direito a usufruir do Erasmus. Véronique Déplanq explica como os professores e funcionários não docentes da instituição também podem beneficiar do programa.

Lidia Alonso é estudante de Erasmus na ESEV, e diz que foi apresentada ao programa através de reuniões que se realizavam na sua universidade, em Vigo.

O processo pode parecer fácil, mas pelo menos para alguns como foi o caso de Iria Rubio, também estudante de Erasmus na ESEV, exigiu muita papelada e força de vontade para as preencher.

Mudar para um país com uma cultura diferente é um desafio que muitas vezes requer esforço para adaptar-se aos novos modos e costumes. Lidia e Iria, ambas espanholas, mencionam algumas diferenças entre Portugal e Espanha.

Lidia Alonso sobre as diferenças entre Portugal e Espanha.
Iria Rubio sobre as diferenças entre Portugal e Espanha.

Há também estudantes da ESEV que escolhem vivenciar novas experiências fora de Portugal. Laura Nunes, estudante do segundo ano de Comunicação Social, teve a Turquia como o seu destino para realizar o Erasmus. Laura está em Istambul há 9 meses e diz que passear pela cidade é como andar por “um museu ao ar livre”.

O Erasmus oferece a milhões de europeus, a oportunidade de estudar, estagiar ou ganhar experiência no exterior. Véronique Déplanq considera que o programa é uma boa maneira de conhecer novas culturas e explorar novos horizontes.

O programa tem-se demonstrado um sucesso entre as comunidades europeias e a Escola Superior de Educação de Viseu garante continuar a apoiar o projeto pelos próximos anos.