Animais foram à escola em Carregal do Sal

Cumprindo uma prática habitual dos últimos anos, a Câmara Municipal de Carregal do Sal assinalou o Dia do Animal e sensibilizou os mais novos para os cuidados e responsabilidades de quem possui um animal de estimação.

Foi na manhã do dia 4 de outubro, data em que se assinala a efeméride e também o dia do médico veterinário.

As cerca de 100 crianças do 3.º e 4.º anos de escolaridade assistiram à sessão de informação/sensibilização conduzida por Paulo Jaime Matos, veterinário municipal. Ouviram e partilharam dicas sobre as responsabilidades e cuidados a ter por parte de quem tem um animal de estimação e aprenderam que, como disse Paulo Jaime Matos, “não basta querermos ter um animal de estimação.”

Ao alertar para o número cada vez mais elevado de animais abandonados, Paulo Jaime Matos lembrou a existência do C.R.O (Centro de Recolha Oficial) do Concelho, vulgarmente conhecido por Canil Municipal, a necessidade de controlo de nascimentos pela prática da esterilização e a importância da adoção.

E, este ano, levou com ele a mascote do Canil – a Talita” e alguns cachorros que aguardam ansiosamente um novo lar e uma família de acolhimento. A gata “Osíris” e a tartaruga “Rosita” também foram à escola e uns e outros foram recebendo os mimos dos mais pequenos, encantados com a visita dos animais.

A vereadora da Câmara Municipal, Ana Cristina Borges, assistiu ao êxtase dos mais pequenos e agradeceu, uma vez mais, a colaboração, parceria e recetividade do Agrupamento de Escolas para esta iniciativa.