Eurovisão 2024: “Os portugueses devem apoiar sempre a música”

Esta noite realiza-se a segunda semifinal da 68.ª edição do festival da Eurovisão, na Suécia. O #Dacomunicação saiu à rua para ouvir a opinião das pessoas sobre o concurso.

Por: David Almeida, Inês Lopes e Laura Almeida

Na passada terça-feira, 7 de maio, realizou-se a primeira semifinal do festival. A cantora representante de Portugal, Iolanda, natural da Figueira da Foz, subiu a palco com a música “Grito”, sendo apurada para a grande final da Eurovisão.

Atuação de Iolanda na primeira semifinal do festival.

Salete Ribeiro, vendedora de fruta e legumes no mercado municipal de Viseu, conta que a Eurovisão era o evento onde a família se reunia para assistir, sobretudo pelo facto de no passado haver apenas um canal de televisão.

Salete Ribeiro, vendedora de fruta e legumes no mercado municipal de Viseu

Para Rui Sousa, estudante do curso de Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Viseu, a Eurovisão “mostra o espetáculo que é a música”.

Rui Sousa, estudante de Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Viseu

Fátima Isidro, secretária de Administração afirma que ficou surpreendida com a performance de Iolanda na Eurovisão.

Fátima Isidro, secretária de Administração

Esta noite, irão ser apurados os 10 restantes participantes que se irão juntar a Iolanda na Grande final do festival , que decorre no próximo sábado, 11 de maio, às 20 horas (hora de Portugal) e será transmitido em direto na RTP1.

O grande favorito à vitória do festival é a Croácia com a canção “Rim Tim Tagi Dim” de Baby Lasagna. Segundo o site Eurovision World, que reúne as probabilidade de várias casas de aposta, a probabilidade de Portugal vencer o festival é de apenas 1%, ocupando o 26º lugar.