Casa Museu Almeida Moreira em imagens

Francisco Almeida Moreira foi um dos nomes mais importantes da cultura da região de Viseu no século XX. Fundador do famoso Museu Grão Vasco, presenteou a cidade de Viseu com a sua casa, para que o município fizesse dela um museu, após a sua morte.

Ana Beatriz Gomes
Ana Sousa
André Almeida
André Lima
Andreia Silva
Bruna Rodrigues
Carlos Martins Rodrigues
Lisa Sebastião
Pedro Rodrigues

As principais obras de Almeida Moreira, originais e colecionáveis, estão expostas no museu dedicado ao pintor Grão Vasco. No entanto, as cópias e outros objetos e artefactos de coleção permanecem na sua antiga habitação.

Eduarda Matos
Edilson Coutinho
Mariana Ferreira
Miguel Santos

 

Os estilos que se encontram na Casa Museu Almeida Moreira refletem uma personalidade eclética por conciliar diferentes estilos nas coleções e um critério de exigência apurado, por ser bastante cauteloso nas peças e obras que faziam parte da decoração e uso diário.

João Lénio Rodrigues
João Lénio Rodrigues

 

Pintura, escultura, cerâmica, património religioso e todas as peças que fossem antigas, bonitas e valiosas eram os principais focos de interesse para o capitão Almeida Moreira.

Carolina Brilhante
Edilson Coutinho
João Almeida
Jorge Tavares
Laetitia Santos
Mónica Lourenço
Sadibo Junior

 

Os principais pontos de atração do Museu são uma pintura a óleo de cariz religioso em que Virgem Maria está a amamentar o menino Jesus, uma vitrine com a loiça chinesa que cada peça pode chegar aos seis mil euros e um quadro pintado por Amadeo de Souza-Cardoso.

Cristiana Lage

Edilson Coutinho

Joana Meco

Situado no centro da cidade, junto ao Rossio, o legado cultural de Almeida Moreira é dos principais museus municipais de Viseu que explora o património histórico, cultural e artístico da região.

Lisa Sebastião
Daniela Santos
João Lénio Rodrigues

Até dia 25 de março de 2018 está patente a exposição “Terra Alma”, dedicada à cerâmica, da autoria de Elsa Rebelo, diretora artística da Fábrica Bordallo Pinheiro.

Mariana Ferreira
Leandro M. dos Santos
Juliana Cunha
Sara Pereira
Susana Sousa

 

Texto: Edilson Coutinho

a